História
Nos finais do século XIX começam a surgir, no Concelho de Fornos de Algodres os primeiros movimentos corporativos, antecessores das atuais associações. A 22 de fevereiro de 1932, foi criada, a primeira corporação dos Bombeiros Voluntários, cuja sede se situava nos baixos da antiga Casa da Câmara, na Praça Velha da Vila.
O seu material de combate aos incêndios, adquirido por subscrição pública, constava de: uma bomba, duas mangueiras, uma escada e quinze capacetes. Algum deste material, ainda hoje, faz parte do atual espólio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.
A 3 de Dezembro do ano de 1948 é constituída a Associação dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Fornos de Algodres, com sede no Grémio Recreativo Fornense, por iniciativa de uma comissão composta por: Artur Ribas Madureira, António de Pina Albuquerque, João Vaz de Almeida Ribeiro, José de Almeida, José Campos Pina Cabral, José de Almeida Viçoso e José Gomes, os quais foram eleitos para constituir direção.
A sua organização e tomada de posse realiza-se em 29 de janeiro de 1949 na sala de sessões da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, com a presença do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Dr. António Rodrigues.
A 28 de março de 1949 nomeado para Comandante o Sr. João Vaz de Almeida Ribeiro e como 2º Comandante o Sr. António Pina Albuquerque. Nesse mesmo ano, a 28 de agosto foram comprados os primeiros 200 metros de mangueira.
A 20 de Agosto de 1950, pediu demissão o Comandante, Sr. João Vaz de Almeida Ribeiro, tendo sido nomeado novo Comandante em 15 de abril de 1951, o Sr. Dr. Fernando Alípio Vasconcelos, seguindo-se um longo período de quase inatividade.
Entretanto seguir-se-ia um longo período de quase inatividade, pois várias foram as direções e comandos que se sucederam
Anos mais tarde, em 26 de abril de 1962, o Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Professor António Pinheiro Marques, conferiu a posse à Comissão Administrativa dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, nomeada por portaria do Sr. Ministro do Interior e composta pelos senhores, Estanislau Fernandes Pinto Bronze, Avelino Luís Tavares e Fernando Paulo Moreira.
Nesse mesmo ano, em 17 de maio, o Presidente da Direção do Grémio Recreativo Fornense, coletividade fundada a 2 de fevereiro de 1909, solicitou uma Assembleia Geral e em colaboração com a Comissão Administrativa dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, propuseram a fusão das duas coletividades. Dessa fusão nasceu a atual Associação de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.
Ganha nova dinâmica em 1964, sob a direção do Dr. Fernando Paulo Menano, tendo como Comandante o Senhor Professor José da Costa Felício. É, também, neste ano que se altera a denominação da associação, passando esta a denominar-se de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres.
Faziam parte do Corpo de Bombeiros: António Cunha Homem Melo, Delfim Paulo Nunes, António Sousa Almeida, João Fernando de Pina, Norberto Pereira dos Santos Ferreira, António Ferreira Gouveia, António da Silva Ventura, Eduardo Silva, Fernando Paulo de Almeida, José Rebelo Rodrigues, Luís Figueiredo Furtado, António Paulo, António Almeida Simões, Carlos de Melo, Manuel Paulo, Ventura, Júlio Garcia de Pina, Fernando Garcia de Sousa, João Fernando Silva Sequeira, José Adriano Monteiro Silva, José Almeida Lopes. Tendo como Comandante o Sr. Prof. José da Costa Felício, numa altura de muitas carências, que não havia material nem viaturas.
A primeira viatura foi adquirida em 19 de julho de 1966 de marca BEDFORD. Até esta altura limitam-se os bombeiros a transportar o material às costas, e a pedirem boleias para se deslocarem para os sinistros, quer em camionetas de mercadoria, quer em automóveis particulares.
Atualmente com 75 anos de existência um agradecimento a todos os que aqui servem e serviram desde a nossa fundação. Reconhecer os vossos valores de solidariedade, o vosso empenho e o vosso altruísmo. Tudo o que possamos dizer é pouco para vos agradecer.
Bem-haja!